O menino da rádio embarca para a China levando seus amiguinhos, mas antes deixa mais uma de suas traquinagens. Como se não bastasse o cheque em branco de R$ 26,4 milhões entregue ao transporte coletivo, agora ele envia um projeto para a Câmara Municipal propondo aumento de impostos e taxas.
O objetivo? Tentar, às custas do povo e dos empresários, tampar o buraco gerado pela própria incompetência na gestão do município de Ilhéus. Na prática, o projeto ataca diretamente quem gera emprego e renda na cidade, aumentando IPTU, ISS (Imposto Sobre Serviços) e até a taxa de alvará de funcionamento, além de querer cobrar taxa de iluminação pública até de terrenos baldios!
A incompetência virou regra na República dos Menudos!
O correto seria, antes de qualquer aumento, realizar um censo imobiliário, comercial e de prestadores de serviços porta a porta, catalogando corretamente todos. Dessa forma, ao invés de aumentar impostos, seria possível até reduzi-los, considerando que cidades vizinhas cobram percentuais menores e, mesmo assim, aumentaram suas arrecadações.
Além disso, há graves divergências na cobrança atual. Um exemplo claro: Alguns moradores da Avenida Soares Lopes estão isentos, enquanto moradores de bairros periféricos pagam caro. Sem contar as diferenças absurdas entre o número de contribuintes de IPTU comparado com o número de clientes da Embasa (água) e da Coelba (energia).
Mas cobrar eficiência desse prefeito e do seu secretariado é pedir muito. Eles sequer conhecem a cidade que administram.
E o povo, já arrependido, responde: o menino da rádio amarga 50% de rejeição. E crescendo...
O Futuro Será Bem Melhor,
Manoelito Puentes, DRT 6455/BA